quarta-feira, 22 de junho de 2011

MUSCULAÇÃO

Benefícios da musculação:
·         Melhora a parte estética. Faz com que o seu percentual de gordura diminua. Enquanto a quantidade de gordura corporal diminui, ocorre também um aumento de massa muscular. É bom para quem quer emagrecer e, principalmente, para quem quer ganhar peso.
·         Musculação torna o coração mais saudável. A musculação treina o coração para esforços intensos. Quando a pessoa fortalece os músculos, a freqüência cardíaca e a pressão arterial sobem menos com o esforço.
·         Aumenta a força, gera um aumento de peso e de massa muscular. Com isso os músculos começam a aparecer mais, esculpindo e dando uma maior definição ao corpo.
·         Melhoria dos aspectos cognitivos (atenção, concentração, memória e aprendizagem).
·         Aumento da resistência do sistema imunológico, diminuindo o risco de infecções.
·         Melhora a postura e a flexibilidade.
·         Melhora a auto-estima.
·         A musculação pode ser feita em conjunto com outros esportes, com o intuito de fortalecer os músculos, para auxiliar na preparação e treinamento de outras modalidades.

Riscos/cuidados da musculação:
·         O exercício deve ser feito com acompanhamento médico e/ou de um especialista.
·         Os exercícios devem ser feitos de forma correta ou poderão ocorrer rompimentos dos ossos, músculos ou ligamentos, além de dores na coluna e desvio na postura.
·         Adolescentes podem ter seu crescimento afetado.
·         É essencial que o praticante de musculação faça um aquecimento e um alongamento assim que chegar à academia e depois que terminar de malhar

Principais grupamentos musculares utilizados na musculação:
Na musculação dá para trabalhar todos os grupamentos musculares separadamente. Para cada grupamento há um tipo de exercício, que irá ajudar no desenvolvimento muscular.

Dicas para um melhor rendimento físico na musculação:
·         Recomenda-se a cada repetição de exercícios expirar (soltar o ar) durante o levantamento da carga (contração muscular) e inspirar durante a volta à posição inicial (fase excêntrica). Durante o treinamento de força a pressão sanguínea se mantém elevada, porém com uma respiração adequada essa elevação é amenizada.
·         A recuperação entre um exercício e outro é essencial para o treinamento. Se não der o tempo adequado, o seu processo será prejudicado. Se quiser melhorar seu desempenho, deve descansar o tempo suficiente para que as transformações adaptativas aconteçam.

Materiais/vestimenta/equipamentos para a musculação:
·         Roupas confortáveis: facilitam a transpiração. Para homens: shorts e camisetas. Para mulheres: roupas de ginástica.
·         Tênis: devem ser muito confortáveis. Devem proporcionar suporte para os calcanhares e ter curvaturas adequadas às plantas dos pés para dar estabilidade. O solado deve ser antiderrapante para evitar acidentes.
·         Luvas: evitam a formação de calos nas mãos, além de auxiliarem para uma melhor pegada.
·         Cinto: serve para dar maior segurança para a coluna em determinados exercícios, para quem treina pesado.
(Fonte: http://www.corpoperfeito.com.br/ce/musculacao)

Nenhum comentário:

Postar um comentário